segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Saltos de Patinação no Gelo


Os saltos são um dos componentes da Patinação Artística.

São considerados saltos, os exercícios que sejam feitos pelo patinador com uma rotação superior a meia volta e cuja entrada e saída seja feita apenas num pé. O pé de entrada e de saída pode variar conforme o tipo de salto.

Na maioria das vezes o pé de entrada do salto é diferente do pé de saída, no entanto existem saltos em que isto não pode ser feito. Todos os saltos podem ser combinados entre si e considera-se uma combinação de saltos quando o pé de saída de um salto corresponde ao pé de entrada para o salto seguinte, não havendo entre eles nenhum passo que os interliguem.
Veja alguns exemplos de saltos:

Salto de Valsa: salto de meia volta, com entrada de frente num pé e saída de costas no pé contrário.

Toe Loop: salto picado, isto é, a entrada do salto é feita com ajuda da serrilha do pé esquerdo (neste caso) e de costas. É um salto em que a rotação mínima é de uma volta.

Salschow: é aproximado a uma volta de três (volta num pé sem sair do chão). A entrada é feita de costas e a perna de impulso é a esquerda. No momento da impulsão a perna direita aproxima-se da esquerda para dar a rotação necessária.

Loop: a entrada deste salto é feita de costas e a perna de impulso é a mesma que a da saída.

Flip: é um salto que é feito com a ajuda da serrilha do pé direito e sobre o rodado interno do pé esquerdo; a saída é feita na perna direita.

Lutz: é semelhante ao FLIP, diferindo apenas no rodado da entrada, que neste caso é exterior.


Axel: este salto tem a rotação mínima de uma volta e meia por ser um salto em que a entrada é feita de frente com a perna esquerda a ser a de contato com o gelo e a perna direita a perna de saída do salto.

Os saltos podem ser executados com rotação simples (uma volta no ar), dupla (duas voltas no ar), tripla (três voltas no ar) e também quádrupla (quatro voltas no ar).
A maioria dos saltos tem o nome da pessoa que primeiro o efetuou numa prova, por isso mesmo, estes nomes não têm tradução para português.

2 comentários:

  1. Salchow ok, foi inventado por Ulrich Salchow. Gutierrez técnico de patinação e árbitro internacional.

    ResponderExcluir
  2. Axel, por Axel Pausen;
    Lutz, por Alois Lutz;
    Walley, por Nate Walley;

    ResponderExcluir