quarta-feira, 30 de maio de 2012

'Azarões', Los Angeles Kings e New Jersey Devils iniciam duelo pela Stanley Cup


A Stanley Cup 2011/12 colocará no gelo duas equipes que certamente não foram apontadas como favoritas no início da temporada e com históricos completamente diferentes na NHL. “Azarões”, Los Angeles Kings e New Jersey Devils iniciam nesta quarta-feira, no Prudential Center, a série melhor de sete jogos que vai definir quem será o grande campeão da principal liga do hóquei mundial.

Desde que foram fundados, os times nunca se encontraram na decisão. O fato chama ainda mais atenção se forem levados em consideração os confrontos entre equipes das duas cidades. Nos quatro grandes esportes americanos (beisebol, hóquei, futebol americano e basquete), franquias de Los Angeles e Nova Jersey só se enfrentaram em séries decisivas três vezes na história. A última aconteceu em 2002, quando o New Jersey Nets foi derrotado pelo Los Angeles Lakers na final da NBA.

Oitavo colocado na Conferência Oeste, com 40 vitórias e 27 derrotas, o Los Angeles Kings chega à decisão após quebrar um tabu de 19 anos. Ainda em busca de seu primeiro título, o time californiano só disputou a Stanley Cup em 1993, quando foi derrotado pelo Montreal Canadiens na série decisiva por 4 a 1.

Além disso, é apenas a segunda vez que uma equipe classificada na última posição para os playoffs chega à decisão da NHL. A primeira foi na temporada 2005/06, quando o Edmonton Oilers encarou o Carolina Hurricanes. No caminho até a final, os Kings passaram por Vancouver Canucks (4 a 1), St. Louis Blues (4 a 0) e Phoenix Coyotes (4 a 1).

Devils também buscam acabar com jejum

Com três conquistas, mas há muitos anos sem levantar o troféu, o New Jersey Devils tenta colocar fim a uma espera de nove anos sem títulos. A última vez que a equipe venceu a Stanley Cup foi em 2003, quando derrotaram o Mighty Ducks of Anaheim, por 4 a 3, em uma emocionante série decidida apenas no sétimo jogo.

Apesar do período de "fila", o time de Nova Jersey é o segundo maior vencedor da Stanley Cup desde que o playoff ganhou o formato de disputa atual, em 1995. Desde então, a equipe levantou a taça em 95, 2000 e 2003. A “soberania” da NHL atualmente pertence ao Detroit Red Wings, com quatro conquistas.

Os Devils chegaram à final após eliminarem o Florida Panthers (4 a 3), Philadelphia Flyers (4 a 1) e New York Rangers (4 a 2).

Um fator positivo a favor dos Devils é o fato de atuar em casa na primeira partida. O time que venceu o primeiro jogo da série se sagrou campeão em 77.4% das oportunidades. Por isso, a equipe de Nova Jersey tentará utilizar ao máximo a força da torcida, que deve lotar o Prudential Center.

A ESPN transmite a primeira partida entre New Jersey Devils e Los Angeles Kings nesta quarta-feira, a partir das 20h30 (de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário