segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A aposentadoria de Owen Nolan

Quem não se lembra de Owen Nolan? Nolan foi a primeira escolha do draft de 1990 da NHL, após chamar a atenção do mundo do hockey e do Quebec Nordiques, time que o escolheu, após marcar 51 gols e 60 assistências em 58 jogos pelo Cornwall Royals, da Ontario Hockey League. 

Seu estilo mesclou as qualidades mais desejadas pelos times de hockey em sua história: um jogador que fosse brigador, agressivo, pontuador e um líder dentro do gelo. Nolan jogou 19 temporadas na NHL. Foram 1200 jogos com 422 gols, 463 assistências e 1793 minutos em penalidades.

Owen Nolan nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, mas se mudou com a família ainda recém-nascido para Thorold, em Ontario. Seu primeiro contato com o patins foi apenas com 9 anos de idade, depois que sua mãe comprou um par usado por 10 dólares canadenses. Depois disso foi amor à primeira vista e o jovem garoto não largou mais o gelo.

Com um 1,85m e quase 100 quilos, Owen Nolan sempre foi temido pelos adversários e também desejado por muitos times. Jogou pelos Nordiques, no Avalanche e em Totonto, Phoenix, Calgary e San Jose, sua verdadeira paixão. Não é à toa que na cidade californiana ele chegou a comprar dois restaurantes e se estabelecer com a família. Nolan jogou a última temporada pelo ZSCLions Zurich, da Suíça, depois de não acertar um contrato na NHL. No início desta temporada, Owen Nolan tentou voltar a Liga Profissional Americana quando realizou 3 partidas de pré-temporada pelos Canucks, mas foi dispensado. Amanhã, terça-feira, dia 7 de fevereiro, Nolan promete dar uma entrevista coletiva para anunciar sua aposentadoria. A cidade escolhida para o anúncio não poderia ser outra: San Jose.

Nolan ganhou duas medalhas de ouro pelo Canadá. Uma delas foi na Copa do Mundo de Helsinki, em 1997 e a outra nos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, em 2002. Infelizmente, Nolan nunca venceu uma Stanley Cup, mas sempre será lembrado pela sua garra e determinação dentro do gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário