Quatro atletas vão representar o Brasil na 25ª Universíade de Inverno, em Erzurum, na Turquia, entre os dias 27/01 e 06/02. Os patinadores Kevin Alves, Alessia Baldo e Elena Rodrigues e o esquiador Paulo Setúbal compõem a delegação verde-amarela no torneio que reúne jovens atletas de 53 países.
Kevin Alves é o atleta mais novo da delegação e, também, um dos mais experientes. Aos 20 anos, Kevin obteve o melhor resultado do Brasil em um Mundial Adulto de Patinação Artística no Gelo. Ele foi o 27º colocado no Mundial Adulto 2010, em Turim (Itália), e 10º colocado no Grand Prix Júnior, disputado em Los Angeles (EUA), também no ano passado.
Além de Kevin, Alessia Baldo, 21 anos, e Elena Rodrigues, 21 anos, também vão representar o Brasil na patinação artística em Erzurum. Alessia esteve ao lado de Kevin na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver 2010 e alcançou a 36ª posição no Campeonato dos Quatro Continentes de Patinação Artística 2010, na Coréia do Sul.
Elena também representou o Brasil no Campeonato dos Quatro Continentes 2010 e garantiu a 35ª colocação no torneio. Em 2008, Elena foi a primeira atleta a vestir as cores do Brasil no Mundial Júnior de Patinação, chegando à 44ª posição.
O esquiador Paulo Setúbal, de 22 anos, completa o time brasileiro na Turquia. Paulo é o atual campeão nacional de Esqui Alpino, título conquistado em setembro do ano passado, no Chile, e encara as descidas de Slalom na Universíade de Inverno 2011.
Os técnicos Lucia Civardi, da patinação artística, e German Alonso, do esqui, e os oficiais Ricardo Souza, assessor técnico da CBDU, Pollyanna Pádua, assessora de imprensa, e Lucílio Costa, presidente da Federação de Esportes Universitários do Pará (FEUP), completam a delegação.
Esta é a terceira participação do Brasil em uma edição da Universíade de Inverno na gestão da atual diretoria da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Depois da estreia da patinadora Simone Pastusiak na Universíade de Turim em 2007 (Itália) e de Felipe de Souza nas provas de patinação velocidade na Universíade de Harbin em 2009 (China), a CBDU comemora o crescimento do Brasil na competição.
“É nossa terceira Universíade de Inverno e evoluímos a cada edição. Mais uma vez com a parceria das confederações brasileiras de desporto de Gelo e de Neve indicando os atletas e com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, estamos ajudando e contribuindo para que o Brasil se fortaleça no cenário olímpico”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU. O dirigente, vice-presidente da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), chega à Turquia já nesta sexta-feira (21/01), para as reuniões do comitê executivo da entidade antes do início dos jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário